NOSSA HISTÓRIA

Quando os fundadores da Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro começaram a fazer as primeiras reuniões para dar origem a nossa amada Lira de Ouro, não poderiam imaginar que estavam fundando uma instituição sexagenária.

Você consegue lembrar quantas empresas e instituições conseguem sobreviver há tanto tempo?

A Lira conseguiu, e pulsa vida com gente e projetos que faz deste Ponto de Cultura um dos mais ativos em todo o Brasil.

No chão da Lira de Ouro nasceu e cresceu muitos projetos, amizades, sonhos e realizações. Ao longo de sua história, a instituição foi se consolidando como um espaço de realização que agregou diferentes expressões das artes com aulas, cursos, oficinas, encontros nas áreas de música, cinema, teatro, palhaçaria, capoeira, artes plásticas, poesia e dança.

Fundada em 1957, a Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro é um ponto de resistência cultural muito significativo no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

O senhor Acácio de Araújo, seu Ramiro e outros tantos amigos acreditavam que a formação de uma banda musical seria um grande passo na disseminação de música em nossa cidade.

Seu AcácioFonte: Lurdinha

A jovem cidade de Duque de Caxias, à época, importava músicos para suas comemorações e atividades musicais e seu Acácio e os amigos desejavam formar uma banda que tivesse o papel de incentivar a cultura musical.

Tornou-se Ponto de Cultura oficial em 2006. Abriga diferentes atividades socioartísticas como oficinas, saraus, eventos de artes integradas, cineclube, eventos de música, festas comunitárias, entre outros.

A Banda Lira de Ouro, tradicionalíssima na cidade, tem em Seu Acácio Araújo o símbolo maior do que é resistência e amor à arte.

Em setembro de 2004, surgiu o Bloco Cultural Lira de Ouro, que desfila pelas ruas do centro da cidade no Carnaval.

Texto: Um Sonho Sexagénário – Autor: Eduardo Prates – Fonte: Lurdinha

Galeria de Ouro

Rolar para cima